sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

No Ceará, jovens criam webtv contra a violência

de O Povo

Com 230 mil habitantes, situado ao sul de Fortaleza (CE), o bairro Bom Jardim não é apenas o mais populoso da cidade. Segundo o Observatório da Violência, em 2011 o local apresentou um dos maiores índices de violência da capital. Mas não existem apenas crimes. Para mostrar o lado humano do bairro, um grupo de jovens criou a WebTV do Grande Bom Jardim, com a ideia de revelar ações que são motivo de orgulho para a comunidade.
A ideia surgiu em 2009, após a realização do projeto Trilhos Urbanos, do Ministério da Justiça, onde Renan Costa, 27, dava aulas de inclusão digital. No início do ano passado, sem qualquer recurso financeiro, ele se juntou a um ex-aluno para criar a webtv. A previsão é que o projeto entre no ar a partir do dia 9.
Professor e aluno já conseguiram parceria com o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), que cedeu dois notebooks, um computador, uma câmera filmadora e duas câmeras fotográficas. Em contrapartida, os jovens criaram um site para transmitir ao vivo o evento cultural Culminância, que apresentou números artísticos produzidos pela comunidade no fim de 2011. A transmissão via twitcam e o portal criado por eles foram um treinamento para a tv on line.
Renan diz que a imprensa dá muita ênfase à criminalidade que existe no local. “Pensei em criar a webtv para promover as pessoas que lutam para que a violência não aconteça, para modificar o quadro atual”, disse.  O projeto dos jovens é criar um portal com notícias da região, anunciar empregos e divulgar projetos. Entre as propostas culturais estão a produção de webnovelas, documentários e programas jornalísticos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Subir