terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Expectativa de avanço na 10ª Oficina de Inclusão Digital em Vitória

ARede


Áurea Lopes

06/12/2011 - Cerca de 600 pessoas - com destaque para uma animada representação do Nordeste, que cantou e dançou ao som da Banda da Guarda Municipal - assistiram, ontem à noite, da cerimônia de abertura da 10ª Oficina de Inclusão Digital, no Centro de Convenções de Vitória (ES). A Oficina, que recebeu 1.400 cadastros de participantes de todos os estados, começou no dia 5 e vai até o dia 7. Estão acontecendo dezenas de atividades, entre plenárias, reuniões de trabalho, oficinas e articulações de redes - com grande ênfase nas questões ligadas à realidade do campo. 

A expectativa dos gestores e monitores de programas de inclusão digital é grande. "Queremos contribuir, ajudar a oxigenar as estruturas do Estado e preservar a característica de interlocução desta Oficina", disse Paulo Lima, da organização não governamental Saúde e Alegria, alertando para a ausência de representantes da sociedade civil na mesa de abertura da OID. Da parte do governo, não faltaram autoridades. O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, que representou o ministro Paulo Bernardo, lembrou que no início deste ano a presidente Dilma Rousseff pediu para o ministério acelerar o Plano Nacional de Banda Larga e fortalecer as ações de inclusão digital. "O programa Telecentros.BR está ganhando força.Tudo bem, nós atrasamos, mas vocês também não tinham endereço...", brincou, referindo-se às dificuldades encontradas na implantação do programa, entrega de quipamentos e instalação de redes. Alvarez colocou como principal desafio do programa, agora, "as articulações para garantir eficácia à parceria público privada" que vai viabilizar as ações nas pontas.

A secretária de Inclusão Digital, Lygia Pupatto, também reconheceu as dificuldades enfrentadas e ressaltou a importância da atuação e parceria com os estados e municípios na construção do projeto das Cidades Digitais: "É necessário que as políticas públicas sejam assimiladas por todos os setores envolvidos". Em uma referência direta aos monitores, Lygia recomendou que aproveitem a capacitação de alta qualidade proporcionada pela Rede Nacional de Formação, composta por "pessoas que têm compromisso com o país". A Secretária apresentou ainda o Fórum de Articulação de Inclusão Digital do governo federal: “A partir de hoje temos um fórum constituído para unir os programas de inclusão digital do governo brasileiro com o objetivo de avançar em um projeto nacional”.


Durante a cerimônia, o governador do estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou a expansão da rede de fibra óptica estadual para mais cinco municípios, na Grande Vitória. O projeto, para ser implantado em dois anos, vai demandar investimentos de R$ 28 milhões e e fará a conexão de todos os órgãos públicos nos 45 quilômetros da rede. 

Também participaram da cerimônia de abertura Rodrigo Assumpção, presidente da Dataprev, e o prefeito de Vitória, João Cose.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Subir